ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

A Origem

A sua origem é por volta de 1840, quando o baiano Júlio Moreira de Moura e mais cinco companheiros fixaram residência às margens do córrego Santa Catarina e deram inicio a um povoado que mais tarde tomou a denominação de Santa Catarina. O povoado passou a ser ponto de parada dos tropeiros que faziam o comercio Goiás/Bahia, o que propiciou o desenvolvimento local.

Esse grupo de migrantes abandonaram sua região na Bahia, a procura de terras férteis que pudessem explorar a agricultura, e a pecuária, se tornaram ribeirinhos do córrego Santa Catarina, onde encontraram água e condições de cultivar e criar seus animais, e assim tomaram posse deste local, abastecendo os viajantes que por ali passavam.

Logo com o decorrer do tempo o numero de pessoas foi aumentando, com a chegada de novos povos da região de Minas Gerais, se tornando assim povoado Santa Catarina.

Em 1843 o povoado foi elevado para categoria de Distrito de Sitio D’Abadia, no Estado de Goiás, com a denominação de Damianópolis. Segundo os tradicionais da história de Damianópolis, a denominação de Damianópolis surgiu em homenagem a uma das pioneiras da região por nome de Damiana, mulher de uma extraordinária força física, que contribuiu para a fundação e desenvolvimento local.

Através de vários decretos e Leis Estaduais, finalmente o distrito foi elevado para categoria de Município, constituindo-se termo judiciário da comarca de Sitio de D’Abadia. Foram considerados fundadores de Damianópolis; Manoel Lemos, José Marques, João Rodrigues da Cruz, Júlio Moreira de Moura e Carolina Pereira dos Santos.

Júlio Moreira de Moura além de fundador, foi doador das terras onde está construída a cidade de Damianópolis.

A emancipação

Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 1532, o povoado foi elevado a distrito.

Em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2149, o distrito passou à categoria de município, com o novo topônimo de Damianópolis, desmembrando-se de Sítio D’Abadia e instalando-se em 1º de janeiro de 1959.

Fonte: IBGE